Um – Dois e Já

Tarefa # 3 julho 16, 2010

Como “guerrilhar” com o voto?

Qual a única coisa que eu mudaria na minha comunidade? Inevitavelmente quando penso em comunidade penso em nação/país/Brasil. O que eu gostaria de mudar? Tudo! E como eu mudo tudo? Mudando a estrutura,  o fator #1: a politica. Como mudar a politica? 1) Mudando a forma de pensar e agir politicamente – uma nova forma de fazer politica. Quero o novo, quero participação, quero cidadania sendo exercida na íntegra, quero democracia. É óbvio, automaticamente pensamos  em útopia e que essa  é uma mudança impossível de se fazer em poucos anos quem dirá em poucos dias, poucas horas! E eu responderia: Sim, é possível. Sabe porque? Porque a mudança começa no microcosmo e depois num processo natural ela vai se expande até chegar no macrocosmo. Nenhuma mudança social acontece de cima pra baixo. O caminho é sempre de baixo para cima. E como eu em no máximo 10 dias posso promover essa mudança? Bom eu começaria por INFORMAÇÃO. Esse ano é uma ano especial, é ano eleitoral: então porque não ajudar as pessoas a votarem melhor? Onde achar informações sobre propostas, partidos, candidatos, numa linguagem simples? Como funciona o sistema politico brasileiro? Essas eleições as pessoas tendem a focar em Governadores e Presidência e esquecem completamente da importância do legislativo: senadores, deputados estaduais e federais. As pessoas precisam se apropriar dos seus votos para a partir daí, sentirem se responsáveis pelas mudanças.

Para isso vou começar pelas pessoas que estão a minha volta: amigos, amigos dos amigos e bairro.

O que informar?

Separar as informações que pretendo compartilhar: quais são as responsabilidades do Legislativo? Como funciona? Onde achar informações sobre o candidatos e propostas? Porque isso faz a diferença?

Como agir?

Ver a possibilidade de organizar uma palestra no meu bairro sobre o tema. Se não for factível devido ao pouco tempo, fazer folhetos “chamariz” que direcione as pessoas para um site que contenha essa informação(posso fazer um video explicativo e indicar links para as pessoas se informarem). Espalhar esses folhetos em bares, restaurantes, posto de gasolina, padarias, igrejas, escolas, distribuir na rua e etc…

Quem pode ajudar?

Envolver amigos publicitários, amigos cientisas politicos, amigos interessados, familiares ….

Anúncios
 

2 Responses to “Tarefa # 3”

  1. Val Rocha Says:

    Nossa! Se é para mudar o mundo… Você não pensa pequeno hein?! Gostei de ver! Fico aqui ansiosa para ler as próximas!
    Abraço,

    Val

  2. marita Says:

    Bia,ainda penso,mesmo o tempo parecendo pouco que deveria comecar por explicar as funcoes dos polliticos com seus cargos, deputados Ate onde fazem e podem mudar projetos, Senadores, idem. acredito que entendendo melhor suas criacoes e limitacoes podemos fazer uma escolha melhor


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s